data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
O projeto Bike Patrulha, quem completou um ano em 2020, contribuiu com a queda no índice de criminalidade no Bairro Camobi, que diminuiu 60%. O policiamento ostensivo que usa bicicletas, trouxe mais segurança aos moradores e comerciantes da Região Leste. Santa Maria é a terceira cidade do Estado a implementar a nova forma de patrulhamento. Porto Alegre e Passo Fundo foram as primeiras.
Na tarde desta sexta-feira, uma cerimônia de comemoração ao primeiro ano do projeto foi realizado no CTG Sentinela da Querência. Restrito ao público devido aos protocolos de segurança da Covid-19, contou com a presença de autoridades e empresários de estabelecimentos comerciais.
O projeto que começou com duas bicicletas, hoje conta com três policiais que diariamente estão na RSC-287 e na Avenida Prefeito Evandro Behr - Faixas Nova e Velha de Camobi - com o objetivo de aproximar a comunidade da Brigada Militar. E foi com esse intuito que todo o projeto foi pensado como, por exemplo, a roupa dos agentes de segurança pública, que não usam farda.
Agendamento para visitações aos cemitérios públicos já está disponível
Conforme o capitão responsável pelo 3º e 4º esquadrão do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), Alexandre Pires Lacerda, o projeto além de mostrar uma queda do número de crimes, teve um aumento no número de abordagens e a presença policial na Avenida Roraima - mediações da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - o que reduziu as ocorrências de furto e roubo a estudantes:
- É satisfatório colher um bom resultado após um projeto inovador que apenas duas cidades tinham no Estado até então. É gratificante ver que deu certo e que a comunidade se identificou ainda mais com a Brigada Militar.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
NÚMEROS
Durante um ano do projeto, 3.947 pessoas foram abordadas, sendo que seis foram detidas e responderão a um termo circunstanciado por posse de drogas. Mais de 1.690 visitas foram feitas a estabelecimentos comerciais para ouvir empresários sobre as questões de segurança.
Para o tenente-coronel e responsável pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO/C), Erivelto Hernandes, os dados mostram o reforço na segurança pública:
- Os dados, por si só, dão um retorno da importância que a Bike Patrulha teve e tem aqui no Bairro Camobi.
Associação Santa Maria Ciclismo promove ação de limpeza
De acordo com o sócio-proprietário da Cremolatto Sorvetes, Everton Vaz da Silva, 46 anos, o setor empresarial de Camobi tinha uma carência na proximidade com a Brigada Militar:
- Essa iniciativa trouxe mais segurança para nossa região. Nós ficamos muito felizes quando soubemos que haveria a implementação de policiais com bicicletas, e isso nos motivou a também ajudar e fazer a nossa parte com a comunicação com os órgãos de segurança.
DADOS BIKE PATRULHA
- Apreensões de drogas - 6
- Veículos fiscalizados - 27
- Pessoas abordadas - 3.947
- Pessoas detidas - 6
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
BIKE PATRULHA NO CENTRO
O policiamento ostensivo com o uso de bicicletas vai deixar de ser realidade apenas em Camobi e também será implementado no centro de Santa Maria. De acordo com o tenente-coronel Hernandes, com o sucesso do projeto em Camobi e com os bons resultados, em breve uma equipe também estará operando pelas ruas centrais da cidade.
Cinema de Santa Maria vai voltar a funcionar com capacidade reduzida
Os veículos e demais equipamentos individuais e de proteção dos patrulheiros serão adquiridos pelo Conselho Pró-segurança Pública de Santa Maria (Consepro).
- Esperamos que o projeto no Bairro Centro comece o quanto antes. No próximo mês, iniciamos a Operação Verão, o que talvez atrase um pouco o início da Bike Patrulha, mas o importante é que será alcançado também a região central do município com a implementação das bicicletas - comentou o comandante.